Esse é um espaço para tirar todas aquelas dúvidas sobre sexo que você sempre quis saber, mas não tinha pra quem perguntar. Mande sua pergunta para oisemvergonha@gmail.com com o assunto Tira Dúvidas.
Casal lindo,
Todo mundo fala com naturalidade sobre fazer sexo oral sem camisinha. Quais são os riscos?
Leitora Anônima
Cara leitora anônima,
Realmente essa é uma questão complicada. Dados de pesquisas mostram que uma média de 60 a 70% das pessoas admitem fazer sexo oral sem camisinha. Isso acontece pelo fato de que tanto fazer quanto receber sexo oral com preservativo, implica em uma diminuição do prazer, devido a falta de contato de pele com pele. Mas precisamos estar cientes dos riscos – sexo oral pode transmitir DSTs, inclusive HIV, mas com uma probabilidade bem menor do que no sexo vaginal ou anal. O risco de transmissão de HIV é sempre maior quando você ou seu parceiro tem uma doença sexualmente transmissível não tratada, como gonorréia ou sífilis. Também é mais perigoso se você tiver cortes abertos, úlceras ou machucados em sua boca, garganta infeccionada, amigdalite ou alguma doença na gengiva. E também há outro dado importante: o risco de contaminação de qualquer doença é sempre maior para quem faz do que para quem recebe.
Encontrei em um site sobre prevenção de AIDS algumas alternativas para quem quiser reduzir os riscos de pegar alguma doença por fazer sexo oral sem camisinha. São eles:
– Optar pela abstinência de sexo oral;
– Reduzir o número de parceiros com os quais vai fazer sexo oral;
– Usar sempre preservativos, no caso dos homens, ou um papel filme no caso das mulheres (aquele plástico usado para cobrir alimentos), já que camisinha feminina não protege totalmente no caso de sexo oral;
– Não deixar que gozem na sua boca e, caso isso ocorra, não engolir o esperma;
– Se recusar fazer sexo oral caso observe alguma anormalidade (ferida, irritação, verrugas, manchas, etc) no órgão genital do parceiro;
– Evitar fazer sexo oral com mulheres em períodos de menstruação, já que isso aumenta os riscos de contaminação.
Como em tudo na vida, temos opção de escolha. O importante é saber dos riscos e refletir sobre eles e aí sim decidir sobre como irá proceder.
Boa sorte!