Hoje, 14 de fevereiro, é o dia Internacional do Amor. Essa é mais uma daquelas datas que deveriam ser comemoradas e celebradas diariamente, mas ficamos tão ocupados com as nossas vidas corridas que muitas vezes ignoramos o amor, esse sentimento de deveria reger todas as nossas ações. Absortos em nossos mundinhos egocêntricos, muitas vezes achamos brega quando alguém vem nos lembrar que precisamos amar mais. E nos esquecemos que uma simples mudança de atitude poderia solucionar boa parte dos nossos problemas – porque o amor tem esse poder. Amor é o tipo de sentimento que, quando ganha espaço, cresce, domina, transborda. Caio F. traduziu muito bem esse fenômeno em um dos seus textos:
“Você cresceu em mim de um jeito completamente insuspeitado, assim como se você fosse apenas uma semente e eu plantasse você esperando ver uma plantinha qualquer, pequena, rala, uma avenca, talvez samambaia, no máximo uma roseira, é, não estou sendo agressivo não, esperava de você apenas coisas assim, avenca, samambaia, roseira, mas nunca, em nenhum momento essa coisa enorme que me obrigou a abrir todas as janelas, e depois as portas, e pouco a pouco derrubar todas as paredes e arrancar o telhado para que você crescesse livremente, você não cresceria se eu a mantivesse presa num pequeno vaso, eu compreendi a tempo que você precisava de muito espaço….”
Por isso, o dia de hoje é uma ótima data para nos lembrarmos de quando espaço estamos dando para o amor em nossas vidas. Nunca é tarde para perceber que uma mudança é necessária – o amor não guarda ressentimentos, é que nem cachorro – você pode brigar com ele, ignorá-lo mas, sempre que quiser, basta se abrir que ele vem correndo em sua direção, feliz pela possibilidade de poder se manifestar. É assim que a mudança começa.
E para celebrar essa data que deveria ser a mais importante do nosso calendário, fizemos uma compilação dos melhores textos aqui já publicados sobre amor, para contagiar o seu dia com esse sentimento lindo: