Esse é um espaço para tirar todas aquelas dúvidas sobre sexo que você sempre quis saber, mas não tinha pra quem perguntar. Mande email para oisemvergonha@gmail.com com o assunto Tira-dúvidas.
Casal,
Namoro à distância há um tempo (moro no Rio e meu namorado em Floripa), e nosso namoro sempre foi muito legal. Nós conversamos muito sobre tudo, acompanhamos o site de vocês, procuramos sempre mudar, e por aí vai. Só que com a distância, nos vemos muito pouco (só nos feriados), e ultimamente eu tenho sentido atração por outros caras (ficar afim mesmo, não só atraçãozinha passageira), coisa que no começo eu não sentia. Será que eu estou broxando por causa da distância? Me ajudem!
Leitora Anônima
Querida leitora anônima,
Há pessoas que acreditam em namoro à distância – a gente não.
Antes de sermos apedrejados por aqueles que nutrem esse tipo de relacionamento, explicamos:
Uma das nossas maiores necessidades quando buscamos alguém com quem caminhar junto, é a presença de uma pessoa que acrescente na sua vida. Quando os integrantes de um casal estão separados por muitos quilômetros de distância, falta toque, falta afeto, falta aconchego, falta companhia, falta olho no olho, entre outros fatores essenciais para a construção de uma relação saudável e feliz. Além disso, é mais fácil administrar um relacionamento quando as pessoas se vêem somente de vez em quando, como é seu caso – os momentos nos quais vocês se encontram, acabam sendo quase que de conto de fadas, tudo parece ser surrealmente lindo porque vocês estão com saudades e só vão querer pensar e falar coisas boas. Assim, o lado real do relacionamento com seus desafios diários acaba não acontecendo. É inevitável que um projete a imagem que gostaria de ver no outro, mesmo que ela não seja compatível com a realidade, afinal, perde-se muito a espontaneidade quando a grande maioria das conversas se dá através de um computador ou de um telefone. E então, quando finalmente vocês tiverem a chance de viver perto do outro (pois isso precisa acontecer algum dia) corre-se o risco de passar a conhecer um outro lado da pessoa que você não sabia que existia.
Há também outros fatores que complicam a história:
– Ciúmes:
Um sentimento presente em namoros à distância é a insegurança e ela é o que faz o ciúmes crescer. Quando ele cresce e se manifesta frequentemente, os atritos e brigas transformam qualquer namoro feliz, num inferno na terra. Para se sentir seguro num namoro é essencial que vocês se encontrem semanalmente, para compartilhar momentos bons na sequência, para poder mostrar para a outra pessoa o quanto você vale a pena e vice-versa. Se vocês se encontram quinzenalmente ou somente nos feriados, a tentação e as oportunidades de traição serão fatalmente maiores.
– Falta de sexo:
Essa é a parte onde os casais mais sofrem em relacionamentos à distância. Com uma frequência sexual quinzenal, é claro que a maioria dos dias você estará trançando as pernas de tesão e seu namorado a horas de distância. Sua vida vira quase uma tortura – sempre que pensar em sexo, vai lembrar de quantos quilômetros distanciam vocês e quantos dias faltam para vocês se encontrarem. E ai já viu: a saudade abre espaço para a carência e fazendo verdadeiro aquele famoso ditado: “Quem não dá assistência, abre concorrência e perde a preferência”. Imagine quantas noites você vai dormir sozinha e querendo alguém no meio de suas pernas. Quantas oportunidades de sexo e momentos legais com outras pessoas você perderá? Resistirá durante dias até o próximo encontro oficial com o namorado, gerando um sofrimento que você mesmo criou quando estabeleu o acordo de fidelidade entre vocês.
– Saudade exagerada:
“Eu estou com saudades” é a frase mais repetida em namoros à distância. Sentir saudade é muito bom, mas é bom quando é aquele tipo gostoso, que você sabe que muito em breve poderá matá-la. A saudade acumulada, daquelas que duram 10 dias, não faz bem pra ninguém. Você pode até tentar amenizar com ligações telefônicas, sms, internet, skype, mas nós sabemos que nada substitui o contato físico, o olho no olho, a mão passeando pelo corpo e por aí vai.
Se você estiver disposta a enfrentar todos esses desafios, vá em frente, mas esteja sempre consciente que para fazer um namoro à distância dar certo será necessário uma dose de esforço extra dos dois. Se o sentimento for verdadeiro e a vontade de ficar junto prevalecer com o tempo, ótimo – não existem regras quando se trata de assuntos do coração.
Boa sorte!