Esse é um espaço para tirar todas aquelas dúvidas sobre sexo e relacionamentos que você sempre quis saber, mas não tinha pra quem perguntar. Mande email para oisemvergonha@gmail.com com o assunto Tira-dúvidas.
Casal Sem Vergonha
A minha atual namorada andou recebendo ligações e sms do ex namorado com cunho bem íntimo. Eu chamei a atenção dela e ela comentou que não via problema nisso. Depois de várias discussões ela cortou o contato, mas não consigo me sentir a vontade, sempre penso que ela pode estar tendo contato com ele. O ex dela vive em outra cidade, mas o que mais me deixou chateado foi o comportamento dela quando recebia as ligações dele – não falava que estava comigo, omitia essa informação e quando recebia as mensagens não comentava, eu notava a mudança no comportamento dela. Não sei o que fazer, estou exagerando nas observações ou é apenas ciúmes? Por favor, me orientem.
Leitor Anônimo
Querido leitor anônimo,
Não sabemos direito o que você quis dizer com cunho “bem íntimo”, o fato é que não importa o quanto você sinta ciúmes, isso não vai impedir que ela faça nada do que tenha vontade. Quando duas pessoas decidem que querem seguir a vida juntos, é preciso controlar ao máximo as inseguranças simplesmente porque é impossível perder algo que você não possue.
Tem gente que fala que ciúmes é sinônimo de amor mas, na verdade, ciúme não tem nada a ver com amor e sim com o nosso ego. Não conseguimos lidar bem com o fato que podemos não ser mais a parte central da vida de uma pessoa. Temos medo de ter que enfrentar a realidade de que o outro pode ser feliz sem a gente. Ficamos apavorados de pensar que o outro pode, sim, encontrar alguém melhor que a gente. E então controlamos, manipulamos, surtamos. Damos corda pro ciúme e ficamos paranóicos. Enxergamos inclusive fatos onde eles não existem.
A atitude da sua namorada de não te contar sobre as ligações não foi legal, mas independente disso, é preciso haver confiança se vocês querem continuar juntos. Sem confiança, não vale a pena seguir em frente, pois esse é um dos principais ingredientes da receita do fracasso. Por isso, chame-a para uma conversa e diga que você busca um relacionamento transparente, sem omissões e segredinhos. E então você também tem que fazer a sua parte pra controlar o ciúme e não surtar quando ela contar verdades desse tipo (ex: que falou com o ex.) Se ela sentir que tem abertura pra falar a verdade, pode ser que entenda que mentir não vale a pena. Não se esqueça também de falar tudo o que você gostaria de saber se estivesse do outro lado, assim ela também ficará confortável pra falar. E se ela for desonesta com você – com a única pessoa do mundo com que escolheu estabelecer uma relação de amor – paciência. Podemos controlar nossas ações e nossa consciência. Não a dos outros.
A segunda dica é usar energia que gastava com ciúme para deixar o relacionamento de vocês cada dia melhor. A máxima de que “é preciso se re-apaixonar todos os dias” é uma verdade incontestável e um desafio que não acaba nunca. Se o relacionamento for completo, há provavelmente poucos motivos que a fariam querer buscar algo fora.
Boa sorte!
imagem via