Esse post faz parte da construção do primeiro livro do Casal Sem Vergonha. Não sabe do que estamos falando? Clique aqui.
Como você, caro leitor, já deve saber, nós do CSV estamos escrevendo um livro, que servirá como guia para a mulher moderna. As primeiras ideias têm sido publicadas aqui no blog e, junto com os pitacos dos leitores, vão ser mais desenvolvidas e vão parar no nosso primeiro livro, feito especialmente pra você que curte o nosso conteúdo.
Dias atrás, trouxemos uma lista de alguns segredos que consideramos peças-chave na carreira da mulher moderna – aquela que quer ganhar dinheiro, sim, mas que em primeiro lugar, quer ser feliz no trabalho. Aquela que busca satisfação primeiro, e que executa as suas funções com tanto amor e tesão, que o resultado não poderia ser diferente de uma recompensa que chega em forma de dinheiro, em meio a tantas outras. Hoje viemos trazer mais algumas dicas pra você que acredita sim que dá pra ser feliz construindo a sua carreira. Anota aí:
1. Seja produtiva
Não perca tempo procrastinando coisas. Independente do que você decidiu fazer da sua vida, seja útil e produtiva. Para se organizar melhor e não se perder diante de um monte de tarefas, faça pela manhã uma “to do list” das suas metas para o dia. Faça de tudo para cumpri-las antes de ir dormir. Sempre que você sente que está fazendo uma contribuição com algo, então a carga negativa do trabalho fica mais leve.
2. Não menospreze a sua capacidade
Se considerarmos que essa vida que temos hoje é a nossa única garantia, é trágico pensar que muitas pessoas desperdiçam tanto os seus talentos. Pessoas que tem capacidade de compreender o universo estão discorrendo sobre o tempo. Pessoas que tem o dom de criar arte estão gastando o seu tempo com tarefas mecânicas. Pessoas que são capazes de refletir, gastando tempo seguindo somente o que lhes é imposto pela mídia. Ou seja – acredite que você pode muito mais, sempre, e é isso que vai conseguir. Aqueles que você olha com admiração só alcançaram esse posto porque acreditaram neles e não passaram a vida se apoiando em desculpas. Se você se acha ruim, todo o resto do mundo vai achar também.
3. A escolha entre um trabalho com emoção ou tédio é só sua
Ninguém nasceu com uma profissão pré-determinada – todo mundo teve a chance de escolher qual caminho traçar, pra qual lado ir, qual direção tomar. Talvez você se esqueça, mas se tem um trabalho chato e entediante, é porque você o escolheu. Não, não, não nos venha com desculpas de que não teve escolha – todo mundo tem. Se escolheu errado, volte algumas casas no tabuleiro da vida e recomece. Trabalhar com algo que te motiva é a única forma de não ter que trabalhar um dia só na sua vida.
4. Trabalhe enquanto os outros descansam
Se você quer chegar em lugares mais altos, muitas vezes vai ter que trabalhar enquanto os outros estão se divertindo, principalmente se estivermos falando de um projeto pessoal seu. Vai ter aquele dia em que vai rolar um churras bombástico da galera, mas você terá de ficar em casa montando um plano ou trabalhando em uma ideia. Ou vai ter aquele feriado em que todo mundo vai pra praia, mas que você vai ter que passar bolando estratégias. Mas lembre-se do velho ditado que mamãe dizia: quem ri por último ri melhor. No futuro, quando tiver colhendo os frutos doces, você terá finalmente a chance de descansar, enquanto os outros estarão trabalhando.
5. Não diga que não teve tempo
A falta de tempo é uma das desculpas mais usadas nos dias de hoje pra justificar a falta de sucesso no trabalho. Você tem ideias boas, mas falta tempo. Você queria começar aquele projeto, mas seus filhos não deixam. Você queria muito colocar aquele plano em prática, mas quando vê, o dia acabou. Dá próxima vez em que se sentir tentado a usar esse tipo de desculpas, lembre-se de que você tem tanto tempo quanto qualquer outra pessoa – 24 horas por dia. Agora, como você gasta essas 24 horas, depende só de você.
6. Não faça o que os outros esperam de você
Seus pais, seus amigos, seu chefe – todos eles têm a própria vida e não podem interferir na sua. Se você prestar atenção nos conselhos que ouve deles, vai perceber que sempre eles se baseiam em suas próprias experiências que se formaram num contexto muito diferente do seu. Por isso, abandone de vez o peso de ter que agradar todo mundo. Sua mãe quer um diploma de direito pendurado na parede? Peça desculpas, mas diga que você não pode oferecer isso (afinal, esse é um sonho dela e não seu). Seu pai sempre sonhou em ter uma filha engenheira? Diga que não vai rolar, porque você está ocupada demais correndo atrás dos seus sonhos, e não vai ter tempo nessa vida pra correr atrás dos sonhos dele. O verdadeiro amor está na renúncia, e você precisa parar de abdicar dos seus planos pra fazer outras pessoas felizes.
7. Faça algo diferente do resto
As pessoas estão ocupadas demais cuidando de suas vidas pra prestar atenção em você. Por isso, se quiser conquistar a atenção e o tempo delas, faça algo inovador e diferente. Fazer o que todo mundo faz, e como todo mundo faz, dificulta muito a trajetória, porque você acumula muitos concorrentes, e assim vai ser difícil se destacar. Coloque seus miolos para trabalhar e descubra uma forma de fazer algo – mesmo que seja somente uma coisa – melhor e de forma mais original do que o resto das pessoas. Não se contente em ser mais do mesmo.
8. Antes feito do que perfeito
O ideal é sempre fazermos o melhor, mas antes fazer do que não fazer porque não deu pra ser perfeito. Quem fica esperando a condição ideal pra se mover acaba parado eternamente no mesmo lugar. Por isso, na dúvida, comece e depois vá aprimorando.
9. O segredo para o fracasso é tentar agradar todo mundo
Difícil dar uma garantia de sucesso, mas há fórmula pronta para a garantia do fracasso: querer agradar todo mundo. No meio do caminho, você vai ouvir diversas pessoas te desmotivando, vai tomar muitos “nãos” na cara, vai ouvir gente zombando e te dizendo para desistir, e também vai ouvir muitas pessoas que não gostam da sua ideia. Faz parte. Sua meta é encontrar pessoas que acreditam em você e então focar nelas. Conviva com o fato de que ninguém tem obrigação alguma de pensar da mesma forma que você, e isso vai tirar um grande peso das suas costas.
10. Se não está feliz, mude de trajetória
Nunca é tarde pra recomeçar, pra voltar atrás, pra decidir explorar um novo caminho. Não existe essa de estar velho demais, ou de estar consolidado demais numa carreira pra arriscar mudar para algo que te faça mais feliz. Um ano vivido intensamente fazendo algo que te faz vibrar vale muito mais do que uma vida toda fazendo algo que não te acrescenta. Não se conforme em levar uma vida medíocre.
Gostou? Para conferir o que já foi publicado até agora para o livro do CSV, clique aqui.