Esse é mais um post da sessão Casal Recomenda, que acontece aqui no site toda quarta-feira (sim, isso é um plano estrategicamente pensado pra dar uma sacudida na sua vida sexual. Não sabe do que estamos falando? Clique aqui.)
Imagine passar uma semana toda sem acesso a qualquer rede social. Você conseguiria?
Num mundo cada vez mais conectado e onde cada vez mais pessoas utilizam Facebook, Instagram e Twitter como fontes de informação e espaços de livre expressão, é praticamente impossível se manter offline por mais de alguns pares de horas. Ou você se conecta, ou o mundo passa a galope na sua frente e você nem vê. É a mobilização popular que teve início no ambiente virtual para depois tomar as ruas, é o formador de opinião que fragmenta seus interessantes pontos de vista em tweets de 140 caracteres, é o convite via Facebook para o aniversário daquele grande amigo de infância, é o carinha interessante que faz do chat uma verdadeira tentação quando tudo o que se precisa é estudar para a prova de amanhã, é a menina bonita que vive postando fotos do look do dia no Instagram. O mundo gira acima da velocidade permitida, e a gente dá um jeito de correr atrás para não perder o bonde.
Mas você já parou pra pensar na profundidade das relações que constrói por intermédio das redes sociais? Na era digital, onde uma imagem pode dizer mais do que mil palavras, a estética importa mais do que deveria importar, e muitas pessoas acabam construindo relacionamentos plásticos e sem qualquer profundidade. Será que você não é uma delas? Qual a necessidade de acessar o Facebook a cada cinco minutos quando se está numa mesa de bar cheia de gente bacana e interessante? Ou de dar o famoso check-in, ansiando pelos comentários dos outros, quando se está na companhia de alguém de quem se gosta?
Indignado com o uso excessivo das redes sociais e com a superficialidade dos relacionamentos na rede, o artista californiano Above desenvolveu a intervenção urbana #socialmedia. Num muro em Copenhagen, Dinamarca, Above pintou frases irônicas como “Tire uma foto do seu café ou de você no espelho” sobre o logo do Instagram e “Fale, mas na verdade não diga nada” sobre o logo do Twitter. Registrou o processo em 9 mil fotos e montou um vídeo em time lapse. Olha só o resultado:
#socialmedia from ABOVE on Vimeo.
“Cheque seu Facebook enquanto faz sexo”
“As mídias sociais consumiram as nossas vidas”
“Mantenha-se conectado 24 horas por dia, 7 dias na semana”.
“Adicione outro amigo +1”.
“Fale, mas na verdade não diga nada”.
Hashtags
“Tire uma foto do seu café ou de você no espelho”.
PS: Conhece algum livro, filme, música, álbum, obra de arte, projeto, etc. fodástico que fale de sexualidade ou de relacionamentos de uma forma inovadora/interessante? Mande a sugestão pra gente com o título “Sugestão – Casal Recomenda” no e-mail: redacao@casalsemvergonha.com.br.