• Casal Recomenda: Propagandas Machistas –  E Se Os Papéis Fossem Invertidos?
  • Casal Recomenda: Propagandas Machistas –


    E Se Os Papéis Fossem Invertidos?


    Esse é mais um post da sessão Casal Recomenda, que acontece aqui no site toda quarta-feira (sim, isso é um plano estrategicamente pensado pra dar uma sacudida na sua vida sexual. Não sabe do que estamos falando? Clique aqui.)

    Se você acha que machismo é coisa do passado e que feminismo é falta de uma boa louça pra lavar, esse post foi feito sob medida para que você reveja os seus conceitos.

    Desde os tempos mais remotos, a figura feminina é ridicularizada, humilhada e objetificada no mercado publicitário – como exemplos bastante convincentes, temos as propagandas machistas vintage:

    Mantenha-a no seu devido lugar.

    Se seu marido descobrir que você não está à procura do café mais fresco…

    É legal ter uma mulher em casa.

    Você quer dizer que uma mulher pode abrir?

    Mas isso é coisa do passado, certo? Errado. Erradíssimo. As propagandas atuais continuam subjugando a mulher e reduzindo-a, muitas vezes de forma extremamente violenta, a um mero objeto sexual:

    Eu não cozinho. Mas quem liga pra isso?

    Até aqui, alguma coisa soou absurda para você? Ou será que a naturalização do machismo é tamanha que mal conseguimos perceber o quanto de violência e de dominação de gênero estão presentes nessas propagandas?

    Com base nesse simples questionamento, Sarah Zelinski, Kayla Hatzel e Dylan Lambi-Raine, alunas do curso de estudos de gênero da Universidade de Saskatchewan, no Canadá, desenvolveram o vídeo “Representations of gender in advertising”(ou “Representações de gênero na propaganda”, em português). A ideia é simples, porém, polêmica: e se os papéis de homens e mulheres nas propagandas fossem invertidos? E se as mulheres forem as dominadoras, e os homens os submissos? Qual a nossa reação ao ver a desconstrução de um machismo tão enraizado?

    Assista ao vídeo e surpreenda-se você também:

    PS: Conhece algum livro, filme, música, álbum, obra de arte, projeto, etc. fodástico que fale de sexualidade ou de relacionamentos de uma forma inovadora/interessante? Mande a sugestão pra gente com o título “Sugestão – Casal Recomenda” no e-mail: redacao@casalsemvergonha.com.br.


    " Todos os nossos conteúdos do site Casal Sem Vergonha são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto pode ser usado sem a permissão expressa dos criadores do site, mesmo citando a fonte. "