Quem inventou o Dia do Amigo provavelmente não tinha tantos amigos assim para escolher um só dia para comemorar. Amizade é a celebração diária, ao vivo, pelo telefone, pelo whatsapp ou só de coração. É a simplicidade de uma risada sem motivo na calçada, a alegria da mesa de bar, a curtição de uma viagem de carro, as conversas sem fim pela madrugada, a tristeza de um que machuca o outro. É o amor que emociona de tão intenso. Amizade é a doação do melhor de nós mesmos a alguém.
Tente se lembrar de um momento ruim da sua vida em que um amigo não estivesse ao seu lado. Que estivesse sofrendo com você, analisando cada detalhe do seu rosto para dizer as palavras certas. Aquelas palavras que, instantaneamente, anulassem a sua dor e fizessem você sorrir. Porque amigos amam sorrisos, mais no seu rosto do que deles próprios.
Quando eu era pequeno, acreditava que ter muitos amigos não me tornaria uma pessoa solitária na vida. Que engano! Cresci, apanhei e percebi que um milhão de amigos não substituem um grande amigo. É clichê, mas realmente você só descobre quem são os grandes amigos na tristeza, no desabafo, na dor. Um amigo pode estar na festa, mas só os grandes amigos estarão na ressaca.
É engraçado: como pode ter alguém neste mundo que conheça você melhor do que você mesmo? Que saiba quando você está mentindo ou escondendo alguma coisa? Que perceba o que você quer dizer, antes que você diga? É o melhor tesouro que você pode guardar do lado esquerdo do peito.
Amigo é a certeza de que você não estará sozinho nesta vida. Para sempre.
ps: o título deste texto é uma homenagem à série Friends, cujos nomes dos episódios sempre começavam com “Aquele do…”.