Reconhecer alguém apaixonado é mais fácil que preparar panquecas com massa pronta. As pessoas apaixonadas fazem parte de uma sociedade com um contrato tácito de comportamentos padrão – aqueles que são, ao mesmo tempo, tragicamente cômicos e tão fofos que eventualmente nos fazem acreditar no amor.
1) Você sai do mundo – não ouve a campainha, esquece as ordens do chefe, queima a comida três vezes por dia e, enquanto os hormônios da paixão são liberados, parece que é absolutamente impossível manter uma rotina sem derramar café enquanto se lembra do momento fofo em que ele disse que o seu cabelo bagunçado era um charme.
2) Você simplesmente não consegue não falar delx – por mais que seus amigos tentem falar da série preferida de vocês ou que a banda da sua adolescência voltará a fazer shows, pra você parece mais interessante lembrar – e falar, incansavelmente – do quanto elx foi fofo ao te mostrar aquela música linda (e do quanto é absurdo que seus amigos não vibrem com cada fofurice aguda compartilhada).
3) Você se arruma – você se arruma MUITO, na verdade. Faz escova, compra um perfume novo, passa na manicure ou no barbeiro. Mas é claro que isso não tem nada a ver com as borboletas no seu estômago.
4) Você reconsidera alguns planos para o futuro – “eu não queria ter filhos, mas ele seria um ótimo pai!” “eu não gosto muito de frio, mas morar no Alaska depois que ela terminar o mestrado parece uma boa ideia” – sim, porque tudo parece uma boa ideia se elx estiver junto (e você aprende, da maneira mais fácil do mundo, a delícia das concessões).
5) Você se sente estranhamente íntimo da pessoa – não importa se vocês se conheceram no tinder e estão saindo há um mês. Se você está apaixonado, você simplesmente sente que pode falar de absolutamente tudo com a pessoa. E provavelmente pode, mesmo.
6) Você se torna a pessoa mais autocrítica que já conheceu – “será que ele reparou que eu não sei usar bem o hashi?” “eu não vi aquele filme super clássico, ela deve me achar um merda”, “será que ele viu que eu não usei maquiagem nas sobrancelhas?”
7) Você passa a ser adepto de declarações públicas de afeto – e as fotos fofas, as músicas na timeline delx e os coraçõeszinhos nos comentários passam a ser exageradamente constantes.
8) Você se convence de que qualquer coisa é melhor com elx por perto – até ficar em casa vendo TV aberta parece uma ótima opção para o sábado. Afinal, o que pode ser mais divertido do que o amor?