Chega um momento no relacionamento no qual vocês sentem vontade de ficar mais tempo junto. De repente, aquela despedida no domingo a noite parece não fazer mais sentido. Você vai se deitar e sua cama parece grande demais sem a presença do outro. Você sente falta de ter a companhia do outro para jogar conversa fora, cozinhar juntos, abrir um vinho no meio do dia se der vontade, transar sem precisar de dia marcado? Esses são sinais de que está chegando aquela hora na vida da maioria dos casais em que bate a vontade de morar junto.
Morar junto é lindo mas também é um grande desafio. Uma coisa é tocar um relacionamento quando vocês se encontram 2 vezes por semana, outra coisa é ter que lidar com as dores e amores de conviver o tempo inteiro com o outro. Por isso, criamos uma lista com coisas que você deve se certificar antes de sair correndo para arrumar as malas.
1. Converse sobre o que esperam dessa nova fase
Um dos segredos dos relacionamentos felizes é diálogo. Vocês estão entrando numa nova fase e precisam conversar sobre o que esperam dela. Para um dos envolvidos, morar junto pode significar fazer tudo junto, enquanto o outro está com expectativa de ter um dia reservado para os amigos; para um, morar junto significa sexo todos os dias, enquanto o outro pode não estar a fim de aumentar a frequência sexual tanto assim; para um, essa nova fase pode significar privacidade para fazer altas baladas no apê, enquanto o outro pode estar com expectativa de dar uma sossegada. Enfim, há muitos detalhes que precisam ser conversados no início, ou eles poderão virar motivo para briga mais tarde.
2. Contrate uma faxineira
Pode parecer brincadeira mas é sério! Ter alguém para fazer faxina em casa pode salvar seu relacionamento! Numa época na qual ninguém tem tempo sobrando, vale a pena fazer esse investimento ou em breve estarão entrando em brigas por causa da louça acumulada, das roupas que estão criando vida no cesto, no banheiro que daqui a pouco vai espantar as visitas, dentre outro.
3. Imagine-se no futuro
Como você se visualiza daqui a alguns anos? Como você quer estar? Converse sobre metas futuras com seu parceiro. Veja se vocês estão buscando coisas parecidas para não terem surpresas desagradáveis no futuro ao descobrirem que querem seguir estradas opostas.
4. Desenvolva seu lado altruísta
O amor nos deixa mais humildes. Morar junto também. Essa é uma forma muito eficiente de aprendermos a ser menos egoístas e mais flexíveis na vida. Aprenda a lição. Se você quiser fazer tudo do seu jeito, em breve estarão brigando mais do que se curtindo.
5. Quebre o tabu de falar sobre grana
Se você decidiu investir num sonho tão importante quanto morar com alguém, é preciso ter liberdade pra falar daqueles assuntos que nem sempre são tão fáceis assim – aqueles que envolvem dinheiro. Comece o treinamento de transformar esse tema em algo confortável, assim tudo vai ficar mais fácil no futuro. Nessa nova fase, vocês vão ter que conversar sobre como vão pagar contas (supermercado, faxineira, luz, água, internet, etc etc), e é importante chegarem num acordo para que brigas futuras não surjam.
6. Não brigue por coisas bobas
Tem gente que adora achar um motivo ou outro pra começar uma briguinha. Imagina quando vocês estiverem tratando de assuntos mais complexos como reforma, troca de carro, compra de casa. Aprenda a escutar a opinião do outro e confronte-a somente se tiver argumentos válidos o bastante. Aprenda a admitir que, algumas vezes, o outro estará certo e você errado. Se uma briga pode ser evitada, então nem comece.
7. Se certifique que existe parceria entre vocês
Parceiro é aquele que ri nas horas boas, mas que está ali do lado pra segurar a gente pelo braço quando estamos a um passo do buraco. Precisamos de cúmplices na vida. Se certifique que está fazendo essa escolha importante na sua vida com alguém que vai estar na parceria – tanto nos dias de Havaianas, quanto nos dias de salto 15.
8. Esteja com alguém que te soma, não que te subtrai
Na vida precisamos nos cercar de pessoas que acrescentam coisas. Não adianta de nada você querer dividir a cama e a vida com alguém que não corre atrás das coisas do mesmo jeito que você. Não estamos falando que deve buscar alguém que tenha dinheiro, mas alguém que reconheça a importância dele e tenha a mesma pegada de trabalho e de vida que a sua. Assim brigas desnecessárias são evitadas.
9. Converse sobre gastos
Será que um de vocês é mais mão aberta e acaba gastando mais do que deveria, fazendo com que falte aquela grana no fim do mês? Cuidado. Esse pode ser um motivo de discórdia mais pra frente. Alinhem a responsabilidade de cada um para que nenhum dos dois saia prejudicado. E sempre que um for gastão demais, é legal que o outro dê uma puxada nas rédeas para que não haja um rombo no orçamento.
10. Vibre com as vitórias
Pode parecer loucura, mas basta observar e irá perceber que a gente atrai aquilo pelo que que vibramos. Sempre que conquistarem algo, vibrem juntos, façam um brinde, comemorem com um beijo. A gente vibra por coisas muito menos importantes como um gol numa partida de futebol. Vibre pelas conquistas de vocês como indivíduos e como casal.