Esse é um espaço para tirar todas aquelas dúvidas sobre sexo e relacionamentos que você sempre quis saber, mas não tinha pra quem perguntar. Mande email para oisemvergonha@gmail.com com o assunto Tira-dúvidas.
Casal,
Tenho discutido muito com minha namorada por motivos bestas, porém não ficamos mais de meia hora de mal um com o outro – é só o tempo de um ceder e pedir desculpas que logo voltamos a nos falar. A iniciativa dessas briguinhas vem de ambos os lados, e muito das vezes fico me perguntando o que posso fazer para evitar com que elas aconteçam, pois amo muito minha namorada e não quero que essas coisas enfraqueçam nossa relação. Alguma dica?
Leitor Anônimo
Querido leitor anônimo,
Não existe casal perfeito, nem casal que esteja em paz cem por cento do tempo, já que é praticamente impossível que dois seres humanos, naturalmente imperfeitos e egoístas, consigam viver sem ao menos um desentendimento na vida. As diferenças e divergências acabam surgindo conforme a relação vai se desenrolando, e é exatamente aí que começa o desafio de construir uma parceria sólida.
Tem gente que tem tara por briga, que parece ter fetiche por um ranca-rabo. Briga por qualquer coisa e a todo o momento. Qualquer motivo é motivo. E o que vale não é chegar numa conclusão ou esclarecer um ponto. Vale apenas provar que está certo. E para isso tudo é permitido: insultos gratuitos, xingar a mãe, gritar, espernear, até afirmar o que não acredita apenas para defender o seu ponto de vista e vencer a “disputa”. Pelo o que você nos descreveu, esse parece ser o caso de vocês. Vocês não suportam lidar com o fato de que é possível viver em harmonia e então se provocam mutualmente num ciclo infinito que consiste em brigar e fazer as pazes.
Temos um conselho pra te dar: vaso quebrado pode ser até colado, mas dificilmente irá ficar do jeito como era antes. É impossível esconder as rachaduras, os cacos que se perderam durante a queda, a cola que escapa por entre as peças soltas. E funciona assim também nas brigas de casal – muitas vezes, depois da discussão, o casal quer resolver tudo rapidamente sem resolver de fato o que aconteceu. Depois de um pouco de bico e cara feia, alguém sempre solta a primeira brincadeira descontraída e então o ciclo recomeça. O que muita gente não pensa é que as rachaduras permanecem. Pode parecer que ficou tudo bem mas na verdade os cacos que não puderam ser colados apenas foram varridos pra debaixo do tapete. Depois de uma sequência de brigas, o vaso está praticamente irreconhecível, depois de tantas quedas e de tantos pedaços que não puderam ser restaurados. E então, num triste dia, vocês constatam que aquele não é mais o vaso do início. O relacionamento não pode mais ser consertado.
Toda discussão é válida quando se chega a algum lugar. Quando se conversa e não se grita. Quando conseguimos verbalizar sentimentos e nos abrir para tentar explicar realmente o que nos aflige e nos incomoda. Sem meias palavras, sem meias verdades. Só se constrói algo firme quando se tem como base a sinceridade. Por isso, só há uma coisa a se fazer caso realmente queiram manter esse relacionamento vivo: CRESCER. Vocês precisam ter maturidade pra entender que se querem continuar juntos, não podem seguir brigando ou o namoro de vocês vai se transformar num caos. É preciso parar de agir como uma criança mimada que resolve tudo com choros e birras caso contrário o único destino possível para vocês será o fim.
Boa sorte!