Esse é um espaço para tirar todas aquelas dúvidas sobre sexo e relacionamentos que você sempre quis saber, mas não tinha pra quem perguntar. Mande email para oisemvergonha@gmail.com com o assunto Tira-dúvidas.
Casal,
Há um certo tempo venho notando atitudes no meu namorado que me deixam bastante confusa. Ele é super carinhoso, tenta me agradar de todas as maneiras e faz de tudo pra me ver feliz. Mas só quando estamos só nós dois. Quando saímos ou estamos com os amigos em casa ele fica grosso e fala coisas completamente opostas das que costuma falar quando estamos a sós. A sensação que eu tenho é de que ele tenta passar uma imagem de ‘macho esnobe’, de poder falar o que vier na telha, mesmo que isso me ofenda, e ficar tudo bem. Amo meu namorado e sinto que ele é sincero quando diz que me ama. Mas essas coisas por menores que sejam tem um poder danado de influenciar todo o meu dia, e pra pior. O que me deixa mais angustiada é não saber quando ele está sendo verdadeiro e como lidar com isso. Qual a sugestão de vocês?
Leitora Anônima
Querida leitora anônima,
Já ouviu falar em pessoas duas-caras? Pois então. Sentimos muito em dizer mas você está namorando com uma delas.
O caráter de alguém não pode variar conforme o ambiente ou companhia. Ou você tem caráter ou não tem. Esse tipo de comportamento é clássico nos homens manipuladores. Ou seja: ele quer ter uma namorada, quer amar e ser amado, mas detesta admitir isso pros amigos. Por isso ele se transforma completamente quando está com eles. E como você provavelmente nunca reclamou nem chamou ele na chincha pra perguntar se ele tem algum problema, ele continua fazendo isso.
O seu namorado se acha, e por isso tem certeza que pode agir como quiser que você nunca vai abandoná-lo. Sugiro que dê uma chachoalhada nessa certeza ilusória dele. Diga que você quer namorar com o cara bacana, mas que dispensa o machão escroto. Diga que ele precisa se decidir e assumir sua personalidade real, pois ter que lidar com a bipolaridade dele está te fazendo mal. Se nossa teoria se comprovar e ele realmente for um cara manipulador, ele vai negar até a morte que te trata diferente, vai dizer que você está neurótica. Aí você vai precisar refrescar a memória dele com uns exemplos de situações nas quais ele te tratou mal. Se ainda sim ele se negar a reconhecer, da próxima vez em que ele for grosseiro com você, chame-o de lado e diga que você não gostou da atitude dele.
Se fizer isso, com certeza ele vai repensar suas atitudes. E se ele não mudar em nada depois de tudo isso, sugerimos que parta pra outra e vá em busca de alguém que te faça bem. O nosso primeiro e mais importante amor é o amor próprio. Por mais que seja difícil algumas vezes, precisamos nos afastar de pessoas que nos causam mal porque a vida é curta demais pra desperdiçar tempo sendo infeliz.
Boa sorte!