Que viver é um aprendizado diário a gente sabe. O que, muitas vezes, a gente não sabe é como fazer desse aprendizado um processo menos doloroso e mais coerente. Por isso, para ajudá-lo a conduzir a vida com mais leveza e menos expectativas, depois do post “10 coisas que ninguém te ensinou sobre relacionamentos“, trouxemos mais algumas dicas de utilidade pública. Olha só:
1. O amor não opera milagres
Há quem ache que o amor justifica qualquer loucura ou atitude doentia, como roubar senha de e-mail, perseguir a pessoa “amada” por meses pós-término ou fazer intriga para ter atenção do eleito. Nada disso – amor não justifica falta de caráter e não cura loucura. Se você ama, respeite os limites do razoável. Passou disso, é piração sua, e não amor.
2. Pare de seguir seus sentimentos como se você não tivesse escolha
Há quem jure de pés juntos que não consegue deixar de fazer certa coisa. Tremenda mentira. A menos que rasgue dinheiro, você tem plenos poderes sobre si, mas, de modo geral, usa o argumento de ser uma pessoa emotiva para se render à impulsividade. Quase nunca dá certo – ou dá, mas por prazo curto. Se uma atitude emotiva sua causar prejuízo para alguém, assuma a responsabilidade por isso e pare de por tudo na conta da emoção.
3. Seja você o melhor presente para o mundo
Sua vida é resultado de pequenas ações que, vistas num grande contexto, serão radiantes e cheias de crescimento. Essa é a origem da verdadeira e boa autoestima. Um corpo cuidado, um coração bem tratado, um trabalho realizador e amigos maduros são resultado direto dessa sensação pessoal de benefício coletivo. Não espere que a realidade recompense você com aquilo que você não oferece.
4. Se perder tempo brigando não terá tempo para amar
Raiva e confusão raramente constroem hospitais, empresas e creches, portanto, ficar preso em descobrir quem fez o quê é o caminho mais curto para a inutilidade. Quem quer mudar o mundo e torná-lo menos injusto, fútil e produtivo tem que colocar a mão na massa com um sorriso no rosto. Gente raivosa adora se queixar de cada vírgula, mas raramente faz alguma coisa com brilho nos olhos. Pra ela tudo é difícil.
5. Não tente mudar ninguém
Não se iluda: se alguém mudou perto de você é porque viu sentido naquilo, e não porque você pediu. A mudança sempre ocorre numa relação cooperativa e mútua – quem pede mudança muda antes e, assim, inspira o outro a mudar também. Se está se relacionando com alguém pela potencial mudança, cuidado, pode passar a vida inteira esperando.
6. Não espere resultados rápidos
Dê tempo para que as coisas aconteçam – em matéria de ser humano precisamos de três a seis meses para mudanças consistentes e duradouras. Quando se dedicar a fazer qualquer coisa, seja uma mudança pessoal, aprender uma habilidade ou investir num negócio, supere as frustrações (mimadas) iniciais e persista por algum tempo antes de exigir resultados.
7. Não tenha esperanças vazias
Se não estiver empreendendo nada consistente na vida, não se surpreenda caso nada aconteça. Promessas sem ação são palavras vazias. Se a palavra foi dada e ninguém se mexeu, talvez seja a hora de assumir o fracasso e decidir por outro caminho.
8. Não superestime o papel do relacionamento em sua vida
Ainda que os relacionamentos de modo geral sejam a grande fonte de satisfação pessoal, não espere demais deles. Não que você deva ser pessimista, mas coloque o relacionamento numa fatia do bolo das suas realizações. Nada de colocar 100% das fichas numa pessoa ou relacionamento – é muita responsabilidade e é inviável que alguém possa carregar o peso do seu bem estar. Busque muitas fontes pessoais de satisfação, mas em essência ela parte de dentro para fora, e não o contrário.
9. Tenha jogo de cintura
Qualquer tentativa de colocar a vida nos trilhos sem uma boa dose de bom humor, rebolado e leveza se tornará um prato indigesto. Crie recompensas para seus progressos e não exija que os outros o acompanhem nessa jornada. Pare de pregar na cabeça dos outros, seja discreto e seja feliz antes de convencer alguém a fazer o mesmo. Quando sua suavidade for evidente,nem precisará convidar ninguém – os outros já estarão te seguindo.
10. Jogue fora conselhos
Só leve em consideração conselhos que você pretende colocar em prática. Aqueles de que você gostou, achou bonitinho mas colocou numa pilha velha, descarte. Bom conselho é aquele que você põe em ação. Portanto, se algum desses conselhos ou lições de vida são bons para você, pare de olhar e ponha a mão na massa. Uma vida feliz é uma vida que aconteceu, a hipotética não vale de nada.