Quanto vale um like no Facebook? O que é preciso fazer para ganhar cada vez mais likes? O que VOCÊ está disposto a fazer para isso? Não, esse não é um texto sobre como gerenciar perfis nas redes sociais, mas sim sobre isso aqui. Esse cara, por algum motivo, decidiu que não estava feliz com o relacionamento dele e quis terminar com a namorada. Até aí, tudo normal, mesmo términos sendo uma coisa chata pra todo mundo, eles existem e acontecem. Mas esse cara não queria só terminar o namoro. Esse cara não queria só seguir a vida e achar alguém que o fizesse feliz. Esse cara queria likes! Ele queria rodar em grupos de WhatsApp, queria virar assunto entre os amigos dele e entre os seus também, só que ele não sabia disso. A única coisa que ele sabia é que estava infeliz com o namoro e, partindo daí, ele achou legal expor a namorada terminando com ela de uma das maneiras mais escrotas que a internet já viu.
A primeira coisa que me vem na cabeça é que talvez ele não estivesse tão apaixonado assim. Não justifica. Ou então que eles não estivessem em um relacionamento muito longo, talvez fosse só um rolo sem compromisso. Não justifica. Ou, talvez, ele simplesmente não tivesse nenhum respeito por ela. Ah, disso eu tenho certeza. Porque ao terminar com ela de uma maneira em que todo mundo ficasse sabendo antes da própria namorada, usando de uma ironia escrota, ele demonstrou como o respeito passou longe. Casais têm problemas, muitos problemas, mas geralmente isso é resolvido em casa, entre os dois envolvidos e o resultado dessas conversas não é da conta de mais ninguém. Esse cara quis bancar o malandro, quis ser o “mais esperto”, o que “saiu por cima no término”, mas o que ele não percebeu é que fazendo isso o que ficou mais claro não foi o fato de, a partir daquele momento, ele estar solteiro. Foi o fato de que, a partir daquele momento, ele estava se proclamando um cara extremamente carente e covarde. Pois é
Quem já terminou um namoro sabe como é péssimo o momento de chamar a pessoa para conversar e jogar tudo na mesa. A gente se sente mal, mesmo sabendo que está fazendo o certo para ambos, mesmo que seja uma decisão sincera. É péssimo ser responsável pela decepção de alguém. Dá tanto medo terminar relacionamento justamente porque contar pra alguém que vocês não vão mais ficar juntos exige coragem, muita coragem, e toda essa pressão consome todas as nossas energias. Esse cara não ia aguentar, então nem tentou. Ele conseguiu “evitar a fadiga” terminando com a namorada sem precisar ouvir argumentos para continuar com ela, sem precisar explicar o que foi que o fez decidir se separar, sem precisar ficar de frente com o rosto de decepção de alguém. Ele simplesmente pulou tudo isso. Esse cara, muito além de desrespeitoso e infantil, foi covarde. Um clássico covarde que não aparece, não dá as caras, que foge a todo custo e se esconde em um lugar seguro de onde pode olhar a todos, mas ninguém pode vê-lo: essa maravilhosa internet.
Mas se fosse só isso, seria apenas mais um caso de tantos caras covardes que fazem coisas cretinas na internet envolvendo ex-namoradas. Ou vai dizer que você nunca recebeu uma foto ou um vídeo “erótico” de alguém que era ex de um idiota vingativo que, depois do término, decidiu dividir a intimidade do casal com toda a galáxia? Isso acontece, infelizmente, todo dia. Mas esse cara queria mais do que ser covarde! Ele queria ser covarde e ser aplaudido por isso. Ele queria ser épico entre os amigos. É, não deu. O que ele conseguiu foi mostrar o quão carente ele é. Ele queria atenção, mais do que tudo. Muita atenção, queria ser ovacionado por outros caras tão otários quanto, que achariam a ideia dele genial. Ele queria ser parabenizado pela coragem e pela ousadia. Queria ficar “case de sucesso”, enfim, ele não queria se sentir sozinho. E é aí que nós voltamos ao começo desse texto. Ele queria curtidas na foto dele, queria likes, queria coraçõezinhos, queria comentários com gente dando risada e achando um máximo. Pra isso valeria a pena expor a namorada de um jeito ridículo. Pra isso valeria ganhar o título de pior ex-namorado do mundo. Pra isso valeria a pena ser um idiota sem precedentes. Francamente, cada dia me assusto mais com o valor das coisas. Quando foi que as nossas relações e o respeito mútuo entre pessoas tão próximas quanto namorados começou a valer menos do que um like?