• Quem ama, não cobra
  • Quem ama, não cobra


    Ninguém gosta de ser cobrado. Um relacionamento cheio de cobranças está fadado ao fracasso. E se te cobram muito um trabalho, fazê-lo será penoso, mesmo que você adore esse trabalho.

    A felicidade precisa de vontade, e a vontade sai correndo quando avista a cobrança em um raio de 100m.

    Quando alguém me cobra, eu gosto menos desse alguém (até deixar completamente de gostar). Quando eu me cobro, eu gosto menos de mim.

    Acatar a cobranças – vindas dos outros ou de si – pode até ser suportável por um tempo, mas não sem alguma claustrofobia. Toda cobrança é uma prisão, e as piores de todas são aquelas que fazemos a nós mesmos, porque temos necessariamente que nos prestar contas. Tornamo-nos nossos próprios algozes.

    E isso tampouco adianta, por exemplo, contra a minha incorrigível procrastinação: quanto mais me cobro que faça coisas, menos faço coisas, porque estou ocupada me cobrando e quase surtando por não estar fazendo coisas. Quanto mais me cobro, menos vivo e menos sou.

    A vida adulta é o mundo todo nos cobrando, por isso na vida adulta tendemos a gostar menos do mundo. E tendemos, paradoxalmente, a imitá-lo: quanto mais ele nos cobra, mais cobramos dele e de nós mesmos. Por isso tendemos a gostar menos de nós.

    Se resolvo deixar que a minha vontade me governe, ela própria trata de me encaminhar para o que eupreciso fazer. Sem o peso das expectativas, eu posso simplesmente viver: e, simplesmente vivendo, eu faço coisas. Consigo fazê-las bem e eficientemente quando me deixo em paz, e quando eu me deixo em paz, o mundo se acovarda e me deixa em paz também.

    A disciplina simplesmente flui, sem penas, e isso é no mínimo incrível para a rainha da procrastinação, essa que vos escreve.

    A pressão que eu deixo de exercer sobre mim mesma para que eu faça coisas é exatamente o que faz com que eu queira fazer coisas.

    O mundo não sabe muito bem como nos deixar estar, mas nós o sabemos. Acredite, não é difícil se tornar o seu melhor amigo: amigos não cobram, inspiram.

    ass_nathmacedo


    " Todos os nossos conteúdos do site Casal Sem Vergonha são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto pode ser usado sem a permissão expressa dos criadores do site, mesmo citando a fonte. "