Irmãos são sempre irritantes, já dizia eu mesmo. Caçulas ou mais velhos, as distinções variam um pouco, mas sempre acabam enquadrando modelos parecidos de companheirismo e competição. É competição pela atenção dos pais, da família, das garotas e, principalmente, dos times e dos vídeo games.
Nesse mundo do masculino, em que estereótipos e generalizações podem ser encontrados o tempo todo, tentei listar algumas das coisas genéricas que só quem tem um irmão pode entender. E friso que esta lista poderia ser ainda mais extensa, mas meu irmão não me deixou terminá-la a tempo.
1. É ter na ponta da língua aquele “não, eu não vou te levar comigo” pra todas as noites que o seu caçula quiser te seguir por aí.
2. A repetição da frase “mãe, tô ocupado, manda o fulano ir” vai causar um efeito instantâneo no seu irmão, e você logo vai perceber alguém bufando de raiva atrás de você.
3. Ter seus nomes trocados pelos pais e por mais um bando de gente mesmo que exista uma boa diferença de idade entre os dois.
4. Pirralho, fedelho, imbecil, pentelho e afins se tornam apelidos carinhosos.
5. Em tempos digitais, não se importar em ter os snapchats mais bizarros, as fotos mais zoadas e os vídeos mais retardados do mundo em conjunto.
6. Dar a sorte de vocês se parecerem fisicamente e poder ter uma variedade de roupas pra usar abrindo o seu guarda-roupas (e o dele).
7. Comprar sempre dois consoles e nunca precisar jogar vídeo game sozinho.
8. Se tornar mestre na arte da autodefesa e das artes marciais dentro da própria casa.
9. Você pode ganhar dicas mais valiosas de como se relacionar com as meninas da sua idade, já que o seu pai parou na Era Broto.
10. Você não precisa se sentir constrangido naquela primeira conversa sobre sexo porque não precisa perguntar pro seu pai. Ter um irmão mais velho resolve o caso com muito menos tensão no ar.
11. Ter com quem trocar olhares que dizem tudo o que você pensa sobre algumas atitudes e manias dos seus pais e familiares sem ter que dizer uma única palavra.
12. Descobrir como irmãos mais novos podem ser incrivelmente irritantes quando querem chamar sua atenção.
13. Descobrir um admirador secreto em casa, daqueles que nunca confessariam, nem sob tortura, que te admiram e te enxergam como um grande exemplo.
14. Aprender a fazer ameaças como um especialista e desfrutar dos benefícios da frase “faz isso ou eu conto pra mamãe”.
15. Criar outro especialista em dar sumiço no shopping enquanto sua mãe insiste que vocês precisam experimentar todas as 8973978 peças de roupas que ela acha bonitas.
16. A arte da cumplicidade. Somente irmãos vão entender imediatamente quando você disser que não vai dormir em casa, e contarão pra sua mãe um conto melhor que o da Carochinha pra justificar a noite fora.
17. Dividir o carro e determinar que há sempre um motorista da rodada quando o outro quiser sair. Dividir também a culpa caso dê algum problema com o carro.
18. Ensinar um jovem aprendiz a beber gradualmente, mostrando pra ele como o mundo do álcool pode ser divertido ou amargo, dependendo da dose e da ressaca no dia seguinte.
19. O desabafo pós-decepção amorosa não se torna ridículo nem vergonhoso. Você pode chorar feito bebê, porque ele não vai se importar (mesmo). Ele já te viu em piores condições e ainda vai te oferecer uma cerveja enquanto ouve (ou finge ouvir) todo o seu lamento.
20. Nunca ir sozinho aos estádios de futebol torcer pro seu time do coração. Se nenhum amigo topar, arraste o irmão.
21. Se o seu irmão torcer pra outro time, você também pode aprender a incrível arte de sacanear um torcedor dentro da própria casa de duas maneiras: sendo caça ou caçador.
22. Ter de quem roubar a carteira de identidade pra entrar em algum evento que não permite menores de idade.
23. Ter pra quem ligar caso dê alguma merda na vida pra pedir que pague a fiança ou te busque na Lei Seca.
24. Quando o seu irmão faz 18 anos, você se sente no direito de levá-lo a uma dessas festas que você curte pra finalmente apresentar o seu mundo pra ele.
25. Quanto mais velhos vocês ficam, mais você percebe que não há ninguém tão parecido com você no mundo quanto ele. Aquela admiração que você tentava esconder fica cada vez mais evidente.
26. Na maioria das vezes, você encontra nele um reflexo de quem você verdadeiramente é, por mais diferentes que sejam. A sua essência é refletida e guardada num baú de histórias e momentos compartilhados que valem uma vida inteira. É justamente quem vai estar ali por você quando seus pais tiverem ido embora.
Para fins de direitos autorais de imagem declaro que as fotos usadas no post não são de minha autoria e que os autores não foram identificados.