“George Clooney é bonito pra caramba, você não acha?!”, ouvi uma vez de um cara que trabalhava comigo. Simples assim, ele achava o cara um coroa muito bem conservado, boa pinta mesmo, estiloso e não tinha como dizer que ele não é bonitão, então respondi que sim “o cara é bonito pra caramba!” Qual o problema em dizer uma coisa que é opinião de milhares de pessoas? Não deveria existir problema.
A pergunta do começo do texto veio em uma discussão na redação da revista onde eu trabalhava. Estávamos falando sobre quem era o ator de cinema mais bonito e na conversa tinha uma repórter, um designer, eu e um diretor de arte. Todos heterossexuais e bem resolvidos o suficiente para falar que fulano é mais bonito que sicrano sem precisar ouvir de ninguém qualquer comentário maldoso. Mas por que tanto homem se policia para não ser pego elogiando outro homem? Elogiar a aparência de um homem me faz menos homem? Me faz menos hétero? Ser menos hétero é algo ruim?
Já faz um bom tempo que tenho percebido que muito homem não percebe que também é vítima do machismo. “Temos que ser machos e macho de verdade não faz tal coisa” é o tipo de discurso bizarro que fortalece o poder machista sobre homens comuns como eu, você, teu pai, teu irmão, teu namorado. Eu mesmo tinha mania de dizer que não era gay antes de fazer um comentário sobre outro homem até o dia em que percebi o quanto isso era babaca e inútil. Dizia “Eu não sou gay, mas aquele cara é bem bonito, não?”, que besteira. Essa justificativa é tão necessária quanto dizer “Eu sou brasileiro” antes de elogiar alguma coisa de outro país. Sua orientação sexual não importa porque elogiar outro homem é normal! Já vi tanta gente escolhendo palavras para elogiar um amigo que está bem vestido, ou com um perfume bom. Quando elogios desse tipo se tornaram proibidos?
Outra coisa que acontece com frequência é o elogio travestido de piada para não parecer uma opinião sincera. Pra quê isso? Quem é que não gosta de ser elogiado com respeito e sinceridade? Se eu digo para a minha colega de trabalho que ela está bonita ninguém acha estranho, então por que, se o elogio for para um homem, ele soaria estranho? É machismo puro, do tipo mais antigo e safado, que vive disfarçado na nossa rotina e pega até gente que se diz “mente aberta”. Ver beleza em outro homem não me faz estranho, diferente, menos homem ou qualquer coisa assim. Elogiar a aparência de outro cara também não me torna gay, e é sempre bom deixar claro que ser gay também não torna ninguém melhor ou pior do que ninguém.
Então vamos fazer um trato? Se você vir um cara bonito, não precisa dizer nada para ele caso você não queria, mas se permita admirar alguma coisa que o agradou. Não seja preconceituoso consigo mesmo! Mulheres elogiam e admiram outras mulheres o tempo todo e a vida delas continua a mesma coisa. Aprenda com elas.