Ultimamente tenho lido cada vez mais textos sobre como superar um relacionamento que acabou. Homens e mulheres, cada um com suas próprias experiências, dando sugestões de como esquecer, como superar, como passar por cima, como apagar o passado. Mas espera aí! Eu discordo muito dessa técnica de abandonar todas as memórias de um relacionamento no instante seguinte ao fim. Tem coisa que vale a pena guardar na mente, seja para não fazer nunca mais ou para fazer sempre. Existem aprendizados valiosos que só quem tem um/uma ex podem aproveitar. Aqui vão 5 das melhores coisas que os ex deixam para nós depois do fim:
1- Músicas, livros, restaurantes e lugares
A não ser que você namore seu clone, é inevitável trocar experiências com o outro. Descobre-se bandas novas incríveis, músicas que mudam nossa percepção de mundo, discos que pulam direto para a lista de “top 3 da vida” e esse tipo de memória não deve ser apagada. Música boa não perde o valor, nem depois de um baita pé na bunda. O mesmo acontece com os restaurantes incríveis que vocês conheceram juntos, os pratos exóticos que você nunca tinha provado, os lugares lindos que vocês visitaram e os livros que vocês dividiram, leram, releram e discutiram. Essas memórias valem ouro e nos enriquecem como pessoas, não abra mão de levá-las com você e passá-las adiante.
2- Amigos
Não importa se são poucos ou muitos, distantes ou extremamente próximos: um relacionamento sempre rende novos amigos. Ao invés de afastá-los da sua vida de solteiro, se você tiver o privilégio de manter contato com alguns, esforce-se para que isso dure. Amigos nunca são demais e, se eles continuam gostando de você mesmo depois de o seu relacionamento com o amigo/amiga deles ter acabado, é porque devem ser boas pessoas para manter por perto. Cultive amizades sinceras nascidas em relacionamentos desfeitos e, se possível, tente manter uma relação positiva com seu antigo par: lembre-se que um dia essa pessoa foi muito importante na sua vida e te fez feliz, ela merece reconhecimento e respeito.
3- Sexo
Por mais que a dinâmica na cama seja uma coisa que todo mundo conhece, ninguém transa igual a ninguém. Assim como descobre-se novas músicas, livros e restaurantes, um relacionamento também deixa sua carga de conhecimentos sexuais. Assim como qualquer outra atividade física, como lutar, jogar basquete ou tricotar, a prática leva à perfeição e os aprendizados devem ser levados em conta. Muitas vezes, mesmo em relacionamentos curtos, descobrimos maneiras de ter prazer que, até então, não conhecíamos e isso não tem preço. Agradeça aos relacionamentos desfeitos por esses aprendizados valiosos. Melhorar na cama é sempre útil!
4- Brigas, argumentos e sentimentos
Toda briga nos ensina algo, nem que seja a lição de que muitas vezes brigar não vai levar a nada. Relacionamentos desfeitos são verdadeiros manuais de como aprender com os erros. Ao olhar para trás e entender os erros que cometemos e que cometeram conosco nos tornamos mais conscientes de nós mesmos e do que esperamos em um namoro, casamento ou seja lá o que for. Lembre-se dos motivos pelos quais vocês brigavam, quais eram os argumentos usados para provocar o outro e como você se sentia nessas situações: se conseguir lembrar de tudo seu próximo relacionamento será bem mais pacífico e tranquilo. Prometo!
5- Autoconhecimento
Talvez a maior contribuição de um ex na nossa vida pós-término seja o poder de nos fazer entender coisas que jamais tomaríamos conhecimento. Estar com alguém escancara nossos medos, nossos sonhos, desejos e perversidades. Quando estamos apaixonados somos inconsequentes, temos medo de ter medo e nos arriscamos em todo tipo de aventura. Experiências assim, no futuro, são responsáveis por desenhar o complicado retrato de nós mesmos. É analisando nossos motivos e desejos que aprendemos de verdade quem somos, o que queremos e que tipo de pessoa pode nos dar aquilo que sentimos falta. Todo fim de relacionamento é uma aula sobre nós mesmos que temos de aprender na marra. Mas vale a pena!
E você, o que já aprendeu com relacionamentos antigos? Deixa para a gente nos comentários!