• Respire, não pire
  • Respire, não pire


    Um dia de cada vez, unzinho só, com 24 horas não nebulosas, mas pacíficas e fluídas. Pode até parecer sonho ou comercial de margarina, mas não é. Dias menos caóticos são sim possíveis de alcançar e pode ter certeza, isso depende muito mais das suas atitudes do que consegue admitir. Acontece que lá no fundo  você sabe bem  o quanto tem pirado por pouco à toa, e isso até te incomoda, como pedrinha dentro daquela bota de bico fino mega apertada. Mas, que tal não sofrer sem necessidade hoje? Esquecer quem te fez chorar, que o cartão precisa ser pago, que bombou naquela matéria, que o chefe é um tirano e, para variar, dar uma olhada no lado bonito da vida. Porque ele existe sim, a gente só está sempre atarefado demais para enxergar.

    A realidade é que viciamos no imediatismo e acabamos engolindo nossas horas com coisas que precisam ser feitas para ontem. São listas de afazeres sem fim, de objetivos traçados e de futuro que parece bater na porta a todo instante. Daí a cabeça gira loucamente tentando dar conta do recado, o corpo aguenta até o limite e ao final do dia, a frustração dorme ao lado no travesseiro. “Caramba”, você pensa, “amanhã começa tudo novamente”, e dorme exausto. Quando dorme, claro.

    Eu sei bem o quanto acordar e encarar a rotina pode ser desesperador em muitos momentos. Mas deixa eu te contar, os problemas mudam de tamanho dependendo da postura com que  você olha para eles. Sério mesmo! Ah, e as coisas não sairão completamente do controle se você apertar o botão de “pause” um pouco, pode ter certeza. Afinal, quando a gente se permite sair do turbilhão e observar por outro ângulo consegue enxergar melhor. Assim o problema, antes assustador, fica lá, pequenininho te olhando com carinha de coitado. Nem sempre é possível, eu sei, mas vale tentar, dar um tempo, um espaço, tomar distancia do que aflige e refletir melhor antes de qualquer decisão complicada.

    Tem momento em que precisa largar mão mesmo e deixar as coisas correrem, confiando que tudo acontece do jeito que precisa acontecer. Não que eu acredite em carma ou destino, mas poxa, dá um alívio tão grande para a mente quando a gente sossega e deixa o tempo ajeitar as coisas. Porque ansiedade nunca resolveu nada, não é mesmo? E algumas situações realmente precisam do raiar do dia para entrarem nos eixos, então deu de perder noites sofrendo em vão, ok!?

    Comece seu próximo dia querendo novidades para si, desentulhando a gaveta de coisas e sentimentos em desuso. Experimente um vestido diferente, um bar novo, um ritmo desconhecido e permita-se trocar de opinião. Desvie de assuntos rígidos demais ou definitivos demais, se deixe ficar ali em cima do muro, balançando os pés e fazendo bolhas de sabão. De qualquer forma, suas certezas sempre acabam mudando, para que opinar agora?

    Então, se nada estiver saindo da maneira que espera e a vida exigir passos enormes, mas impossíveis de realizar no momento, bem, que tal começar pelo mais simples e ir aos poucos alcançando as metas? Sempre comemorando cada uma delas e até a mais pequena, claro. Além disso, ouça mais, ria mais e discuta os pormenores dos dilemas cotidianos, bem menos. Faça algo bom para alguém, tire suas neuras do centro do universo e perceba a quantidade incrível de belezas que ainda há nele. E o mais importante, antes de se deixar consumir pelos grilos da vida, apenas respire, o mais profundo que conseguir e – seguindo o ditado, não pire.

    ass-  loui


    " Todos os nossos conteúdos do site Casal Sem Vergonha são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto pode ser usado sem a permissão expressa dos criadores do site, mesmo citando a fonte. "