Terminar um relacionamento já é péssimo por si só. Dói, machuca, as certezas de ambos saem completamente dilaceradas e a gente só quer saber do tempo passar bem depressa para finalmente começar a entender os motivos da separação. Sem sombra de dúvidas não é fácil para ninguém. Rasga o peito de quem vai e despedaça o coração de quem fica. Por isso é tão importante que as partes envolvidas tenham cautela e sejam cuidadosas ao anunciar o afastamento. Lidar com a situação de qualquer maneira pode rapidamente te tornar um grande babaca e piorar ainda mais o cenário de sofrimento do outro.
Somos seres formados essencialmente por carne, osso e sentimentos. Até os mais frios e durões se deixam abater quando o assunto é um amor perdido pelo caminho. Ter que abrir mão de um relacionamento e, por sua vez, de uma pessoa que ocupa um espaço enorme dentro da gente é uma das piores sensações da vida. É contraditório, é inaceitável, é angustiante. Justamente na tentativa de minimizar todo esse processo de desconstrução que precisamos ser extremamente delicados e zelosos com o ainda nosso parceiro nesse momento de transição. Respeito é fundamental em qualquer etapa da relação, principalmente na hora do adeus.
Terminar por telefone, mensagem no whatsApp, apenas sumir sem deixar nem sinal de fumaça ou simplesmente alterar o status da rede social para todo mundo ficar sabendo antes mesmo do interessado além de infantil, imaturo e completamente irracional é uma tremenda falta de consideração. Muitas vezes a pessoa passou anos ao lado da outra, superou obstáculos, dividiu problemas, compartilhou vitórias, se entregou como nunca ao relacionamento para do nada ser tratada com descaso, desprezo e indiferença. A sensação é de lixo mesmo. Como se a gente não valesse a saliva que seria gasta numa conversa olho no olho.
Não é porque a gente decidiu que quer seguir outro rumo que precisa se esquecer totalmente de ser um indivíduo íntegro. É preciso carregar o amor até ali, também no instante da partida. Não importa se a história não foi tão bacana assim ou se você está indo embora cheio de mágoas. Que apesar dos pesares possamos deixar aquilo que temos de melhor e mais bonito como ponto final de uma fase que se findou. Que sejamos lembrados mesmo com incompatibilidades pela forma sincera e correta com que deixamos a relação. Não custa caro, não exige um esforço fora do normal e definitivamente não é perda de tempo.
Ser alguém legal é muito fácil, contudo exige coragem, isso é um fato. Encarar os olhos chorosos do outro, a feição de desapontamento, a tristeza evidente na voz embargada chega a arrancar um pouquinho da alma da gente. Mas é preciso. Por você, pela pessoa à sua frente, pelo amor que construíram, por tudo que viveram juntos é primordial saber se despedir. Agregar o mínimo que seja de apreço a este momento de dor. Um dia pode ser você nesta posição nada confortável e seus sentimentos admirarão um pouco de respeito. Seja um idiota e será lembrado como um idiota. Depois não adianta lançar um “sumid@” cinco meses depois que covardia se paga com silêncio.