Esse é um espaço para tirar todas aquelas dúvidas sobre sexo e relacionamentos que você sempre quis saber, mas não tinha pra quem perguntar. Mande email para oisemvergonha@gmail.com com o assunto Tira-dúvidas.
Casal,
Meu caso é o seguinte: meu namorado é freelance, ele filma eventos, essas coisas em geral. O problema é que ele trabalha todo final de semana, todo feriado, toda hora, o tempo todo, todo o dia. Ok, o negócio dá dinheiro, mas e eu? Onde fico nessa história? Estamos juntos há quase 1 ano e eu cansei disso. Cansei de sempre estar sozinha, sempre ter que passear sozinha, ver o filme sozinha. Eu estou namorando porque quero alguém do meu lado, e meu namoro é justamente o contrário. Amo ele, não quero me separar. Mas não vejo outra solução. Não posso obrigar ele a largar o emprego pra ficar comigo, não quero largar ele, e não quero ficar sozinha. Tem como essa história ter um final feliz?
Leitora Anônima
Querida leitora,
Esse é um problema que acomete muita gente nos tempos modernos.
Imagino que você já tenha conhecido seu namorado trabalhando muito como ele trabalha hoje. Acontece que quando começamos a namorar com alguém de quem estamos gostando, fingimos não reparar nos contras, porque queremos muito que dê certo. Todos os defeitos e os empecilhos parecem pequenos diante da nossa determinação para sustentar essa relação. Queremos tanto que mentimos pra nós mesmos dizendo que o defeito do ser amado vai desaparecer com o tempo, que iremos conseguir mudá-lo ou que ele irá mudar pra atender uma vontade nossa. Pura ilusão. Pessoas não mudam pelos outros, elas mudam por elas mesmos, se e quando quiserem.
Quando o namoro de vocês começou, provavelmente o seu namorado entendeu que você estava ok com o fato de ele trabalhar muito, afinal você o conheceu desse jeito e ainda sim topou começar um relacionamento. Agora, se você sair da sua posição de vítima e se colocar no lugar dele, poderá perceber que é injusto esperar que ele deixe o trabalho de lado por sua causa, já que isso é algo que importa pra ele, ou ele não dedicaria tantas horas nisso. Ele quis namorar com você, mas não imaginava que em certo momento teria que escolher entre você ou o trabalho.
Se vocês tivessem conversado a respeito no início, provavelmente essa situação difícil não teria se formado. Sempre dizemos aqui no CSV que toda relação pode ser do jeito que os envolvidos nela quiserem. Existem modelos pré-definidos de como os relacionamentos devem ser, mas isso não significa que devemos segui-los. Por isso o diálogo e os alinhamentos são tão importantes quando decidimos dividir a nossa vida com outra pessoa. Se antes de oficializarem o namoro, vocês tivessem exposto esse problema, haveria dois caminhos: a) não começar o namoro, já que você é alguém que busca companhia constante, algo que ele não pode te dar; b) começar o namoro, mas conscientes que você teria que aceitar o fato de que ele trabalha muito, já que ele não poderia/gostaria abrir mão disso por sua causa.
A coisa boa é que nunca é tarde pra consertar os erros. Chame-o para uma conversa franca e diga pra ele tudo aquilo que nos contou no seu email. Exponha suas necessidades e então poderão chegar numa conclusão sobre o que é melhor fazer para que ninguém sofra. Se acharem que não há como mudar a situação, então talvez seja melhor cada um seguir o seu lado e ir em busca de sua felicidade, sem que isso implique em prejudicar a felicidade do outro. A vida é muito curta para a desperdiçarmos sendo infelizes.
Boa sorte!