• Ode aos homens que choram
  • Ode aos homens que choram


    Nunca gostei de homem café-com-leite. Minha praticidade – muitas vezes incômoda, confesso – nunca me permitiu gostar de gente dada a cansativos mimimis. Homens que se magoam se você não lê o cartão antes de abrir o presente ou não retorna suas ligações nunca fizeram muito o meu estilo.

    Mesmo com essa minha mania de apreciar gente dura na queda, eu sempre admirei os homens que choram. Que não contêm o choro necessário. Sempre achei de uma beleza quase divina lágrimas sinceras em rostos fortes. Ver a sensibilidade nascer de uma figura aparentemente rude é como ver uma flor bonita brotar de uma rocha. A beleza mora, quase sempre, nos contrastes.

    Veja bem, não falo daqueles que se debrulham em lágrimas na novela das oito, ou porque alguém foi ríspido no tom de voz. Não falo dos homens que ameaçam se jogar da janela se você não os corresponder, que “jogados aos seus pés são mesmo exagerados”. Desses sempre quis distância.

    Mas, no topo dessa minha genuína insensibilidade aparente, acho inadmissível a ideia de que homens e sensibilidade são incompatíveis. Ousaria dizer que homens que choram ostentam, aos meus olhos, a mais sensual masculinidade.

    É que homens que choram vandalizam os padrões. São anarquistas dos sentimentos. Tocam o foda-se pra quem diz que as lágrimas os retira da condição de Homens-Homens – e tem coisa mais linda nessa vida que tocar o foda-se para os rótulos inúteis?

    Homens não fazem questão de esconder suas fraquezas demonstram a mais nobre autenticidade. Arriscam-se a serem magoados, julgados, rotulados – e tudo em nome do direito de serem humanos, de mostrarem-se humanos.

    O choro necessário – aquele que nasce de sentimentos verdadeiros, e não de melodramas patéticos ou chantagens emocionais vergonhosas – é um ato de força. É como permitir-se a tempestade para tornar-se mais preparado para a calmaria.

    A verdade é que é preciso ser muito macho – no bom sentido – pra se deixar levar pelos sentimentos em um mundo em que os homens são constrangidos a permanecerem fortes, imbatíveis, inabaláveis – e eis mais um nítido exemplo do machismo que vitimiza também os homens. Porque todo homem chora. Mas só os mais autênticos assumem.

    ass-nathalie


    " Todos os nossos conteúdos do site Casal Sem Vergonha são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto pode ser usado sem a permissão expressa dos criadores do site, mesmo citando a fonte. "