Namore alguém que queira. Claro. A gente coloca tantos empecilhos na hora de conhecer alguém que acaba queimando uma oportunidade por conta de alguns gostos, de algum defeito, alguma mania. Na verdade, por conta de alguma implicância nossa para com o fato de ter que se abrir e entender que cada pessoa é diferente. Se quiser alguém igual, case-se com um espelho.
A questão também vai além. Namorar alguém, hoje e sempre, é ter que abdicar de muitas coisas que muitas pessoas não estão afim de abrir mão. Claro que você não precisa deixar de sentir livre, mas vai arrumar alguém que te perguntará por onde você esteve, o que tem feito e irá te querer por perto. E isso tudo não acontecerá por uma cobrança possessiva, mas porque, numa relação, há uma preocupação genuína e uma vontade de estar perto sempre que dá vontade.
Se não há disponibilidade para aguentar ligações de “boa noite” ou aquele ciuminho comum, melhor se repensar sobre estar aberto a um namoro. É por isso que acho fundamental salientar o óbvio e ululante, como diria Nelson Rodrigues, de que é preciso namorar alguém que queira namorar. Um namoro é pleno e gostoso de se viver quando os dois se inserem na rotina um do outro, quando conversam, dialogam e dão espaço para serem o que cada um é.
Ainda assim, sei que podem existir eventuais mudanças de mentalidade e de atitude do outro. Essas mudanças estão diretamente relacionadas a algum pedido do parceiro, mas é preciso haver um respeito pela história que formou o caráter e personalidade de ambos. Serão feitos planos também. Se pensará no futuro – mesmo que seja dali a três semanas para irem a um show, mas existirá a vontade de viver experiências e momentos juntos da pessoa escolhida.
Um Namoro que não faz planos é um navio à deriva, feliz apenas por boiar na água, não por navegar. Então, antes de começar a colocar defeitos e começar a enumerar motivos para não estar com alguém, é preciso saber se existe a vontade daquela pessoa em estar contigo também. Até acredito que existam casos em que um dos dois entra sem muita certeza do que vai dar aquele namoro, mas quando os dois sabem o que querem e estão dispostos, tudo se torna bem mais fácil.
Não namore alguém por um status, mas alguém que queira namorar.